Querida torcida brasileira: F1 não é Copa do Mundo!
Posted on 25. Jul, 2010 by Marcio in Formula 1
Me irrita a reação dos brasileiros após a corrida de F1 em Hockenheim, que assisti em loco hoje. Me irrita profundamente. Porque eles parecem que não entendem de F1.
Primeiro: Felipe Massa não está defendendo o Brasil, nem foi convocado pelo seu país para ser o piloto de F1 a respresentá-lo. Felipe Massa joga por um “clube”, a equipe Ferrari. É como ele disse hoje: para ele é triste, mas para a equipe, foi bom. A verdade é que, pra equipe teria sido um desastre continuar com um início de duelo que se deu entre os dois pilotos da mesma equipe.
E se rolasse uma batida à la Red Bull, ainda mais depois da Ferrari não pontuar em Silverstone? Aí até a mídia brasileira iria achar a atitude da Ferrari no minimo infantil, como tem julgado a atitude da Red Bull (dois pesos, duas medidas por favor não, né?).
Claro que o torcedor brasileiro não tá nem aí pra jogo de equipe e torce como se fosse Copa do Mundo, mas aí está o erro: espectativas erradas são criadas, e pilotos acabam sendo mal-jugados. O que o Massa tá sendo criticado em blogs profissionais e amadores, pra mim, é uma vergonha e a prova de que o brasileiro não entendeu a F1.
Se você tem uma equipe e é chefe dela, você não deixa os seus dois pilotos disputarem. Ou deixa? A Ferrari não tinha escolha, já que havia um risco de acidente. Se Massa fosse mais rapido, nem estaríamos tendo esta discussão – ele teria vencido a corrida.
Fato é que o piloto mais rápido levou a melhor, e que o azar do Felipe é que quem estava atrás dele era da mesma equipe, e não o Vettel, por exemplo. Mesmo sendo mais devagar que o Vettel (o que não foi o caso hoje), ele poderia defender a liderança até o final – mas fazê-lo contra o Alonso seria irresponsabilidade da equipe – veja Barcelona e Red Bull, que avisou Vettel, mas não avisou Webber; uma dobradinha foi perdida, e a liderança do campeonato também.
Repito: se o brasileiro quer se queixar do Massa, a vontade! Mas por ter sido mais lento que o Alonso hoje, e não por ter cedido a vitória. Alonso estava tão mais rapido que poderia ter forçado ela na pista, mas isso seria irresponsável dele e da equipe. Nenhum contrato tem piloto número 1 ou 2, isso sempre é definido na pista. E Massa foi mais lento que Alonso, hoje. Tanto que o espanhol deixou ele abrir quase 5 segundos (tava marcando no meu celular, não sei se era exatamente isso), só pra diminuir quando quissesse, mostrando a todos que estava mais rapido. Massa ainda foi “orgulhoso” em mostrar pro mundo inteiro que não gostou de ter que deixar passar, fazendo do jeito que fez; mas a consequencia é que ele foi criticado ainda mais. E ele não mereceu. A crítica de ser “mole”, já que não tem nada a ver com o que é a F1 e o jogo de equipe. E a vitória de hoje. Por ser mais lento, só isso.
Acho completamente absurdo as duas ou três vitórias que Schumacher herdou mesmo quando Rubinho era mais rapido, isso não fazia sentido e não era necessário. Mas quando você é mais rápido ou está lutando pelo título, a equipe seria IRRESPONSÁVEL se não mandasse passar – e Alonso foi as duas coisas hoje.
Em Barcelona, o certo naquela situação, no ponto de vista da equipe, era o Vettel passar o Webber, já que estava mais rápido, e ainda estava sendo caçado pelas McLaren, com o próprio companheiro de equipe o segurando. Mas literalmente não avisaram ao Webber, para evitar a multa. A Ferrari foi menos cautelosa hoje, e levou a multa. Mas fez a coisa certa.








J. Marcel
25. Jul, 2010
Só um lunatico como vc mesmo né Marcio pra falar tanta bobagem…
Aquilo de representar o Brasil, etc… e blablabla foi certo.
Agora, não podemos achar que é normal o cara não sustentar a posição na pista só porque ele é mais lento ou mais feio ou está atrás em pontos no campeonato.
Corridas são definidas com ultrapassagens e brigas na pista. Ele não defende o Brasil, mas defende a si mesmo e ele escolheu colocar o time na frente dele mesmo.
Respeito a decisão dele, mas acho que se um piloto está mais rápido ele tem que PROVAR na pista que o está e fazer sim a ultrapassagem assim como Alonso fez na entrada dos boxes. É isso que valoriza o espetáculo, é isso que apaixona os fãs. É isso que faz o cara acordar cedo pra assistir, ou gastar trocentos euros pra ir pra corrida.
O prejudicado nessa parada é o esporte F1, pois quem tá em casa assistindo se sente um babaca.
Imagine, por exemplo, o fã que vai no SportingBet e aposta na vitória do Felipe por exemplo…
Ou o fã que gosta de automobilismo e viu por várias vezes o Felipe mais rápido ter que se acomodar atrás do Alonso apenas para que as posições na pista fossem respeitadas. Ou o fã que não engoliu o passão que o Alonso deu no box.
Em suma, isso diminui totalmente o interesse do público no esporte F1.
Abs pra vc e espero que esteja legal aí na Alemanha!
Marcio
25. Jul, 2010
Vc se contradiz. Massa NÃO ESTAVA MAIS RÁPIDO, se estivesse, teria ganho a corrida. Massa perdeu justamente por estar mais lento.
E repito, nada dessa de briga na pista, se a equipe é a mesma. Isso seria suicidio, goste ou não goste o torcedor!
J. Marcel
25. Jul, 2010
O sr. só fala isso porque Webber nao abriu para Vettel e causou um acidente…
No mais, eu disse que Massa estava mais rápido em outras corridas. Mas mesmo mais lento, tinha condições de sustentar sua posição na pista.
Abs.
Bertarelli
25. Jul, 2010
Corrida muito legal, até aquela BABOZEIRA..que a Ferrari fez!!!
não estou aqui pra defender o massa, até pq minha opinião sobre ele é BEM diferente da maioria dos brasileiros, mas se o MASSA estava mais devagar que o alonso, então que o alonso TENTASSE passar ele e não a equipe MANDAR!!!
Marcio seu post foi 50% tragavel e 50% INTRAGAVEL!!
Sobre o Massa:
Final de 2007 ele disse que a MAIOR alegria da vida dele foi ver o Corinthians ser rebaixado…portanto se essa foi a maior alegria dele, não existe razão pra torcer por ele!!!! …então torço pro Di Grassi!!
H.Thomas
25. Jul, 2010
Eu acho que F1 não é um esporte de equipe. Se fosse, ao vencer ambos pilotos deveriam dividir o primeiro lugar no pódio. É um esporte individual com pontuação de equipes também. Acho que o cara tem que ganhar no braço, mais lento ou não quem ganha tem que saber ganhar.
Foi sacanagem pro esporte sim.
Big
26. Jul, 2010
A verdade é que em qualquer esporte o que vale é a competência. E o Alonso não teve competência pra passar o Massa na pista e teve que pedir pro “papai” Ferrari intervir. Pode-se até dizer que ele estava mais rápido qeu o Massa, mas chegar é uma coisa, ultrapassar é outra. E a desculpa de que o Vettel estava se aproximando é a absurdamente ridícula, porque ele só se aproximou do Massa depois da ordem pra que desse passagem pro Alonso e passou a virar cerca de 4 decimos mais lento em TODAS as voltas. Claramente ficou contrariado e desestimulado… O certo a se fazer é como a Mc Laren fez quando o Hamilton e o Button estavam brigando pela posição, quando chegaram até a se tocar mas se resolveram na pista… No final das contas, a Ferrari acaba decidindo duas coisas com essa posição: Primeiro, Massa é sim o segundo piloto. Segundo, não contam com ele pra ganhar o campeonato (ou não confiam). Por fim, a equipe não seria de forma alguma prejudicada se Massa chegasse em primeiro e Alonso em segundo, uma vez que a pontuaçãço da dobradinha estaria garantida. Li um comentário do Schumacher dizendo que a Ferrari fez certo. Quero saber qual a situaçõ dele se a equipe mandar ele dar a posição pro Rosberg, que está muito melhor que ele… Por fim, é impressionante como a Ferrari é a equipe que mais descaradamente utiliza esse artifício para manipular seus pilotos. E naturalmente, com Jean Todd como predidente da FIA, não haverá qualquer punição (o que obviamente não quer dizer que seja a postura correta).
Obs: Nem comento nada sobre a situação dos espectadores que “torcem” para um piloto. Deveriam torcer para equipes (alguém ai está torcendo pra Hispania ou Sauber? – não os pilotos, as equipes)…
reg
26. Jul, 2010
marcio, não vi a corrida, mas estou lendo as noticias e seus posts pra descobrir o que aconteceu. agora, sua postura de dizer que a equipe tem que interferir pra evitar o “suicídio” bla bla bla.. sorry man. i beg to differ. se o pessoal das equipes não quer competição entre seus pilotos, que contrate um piloto só. e não me venha com churumelas do tipo acusações de que não entendo de F1. eu gosto de esporte e competição. e quando a competição é boicotada por qualquer tipo de intromissão artificial, acho isso uma grande sacanagem.
edson nunes jr
26. Jul, 2010
márcio, as vezes vc parece o dunga. elegeu um inimigo público: o brasil (ou os brasileiros). e em nome disseo escreve essas idiotices que vc escreve como se fosse o dono da verdade absoluta e imparcial. infelizmente, morar na alemanha talvez acabe acentuando essa característica tão infantil.
se o que a ferrari fez foi certo, pq a multa e pq o julgamento?
pra mim, sendo brasileiro ou não, quando a equipe define o vencedor perde a graça. e dane-se a irresponsabilidade! se tivessem que ter batido, que batessem!
e márcio, cala tua boca!!!!
HAHAHAHAHHAHAHA
Staut
26. Jul, 2010
Marcio, “Por que não te calas”?
Marcio
26. Jul, 2010
Big,
vc se engana redondamente em várias coisas. A ordem só veio quando Alonso facilmente se reaproximou do Massa, como que dizendo: vcs estão vendo como estou mais rapido?
Quando o Massa estava rodando mais rapido, o radio falou o seguinte: “Vc está com 3 segundos de vantagem, continue abrindo, vc pode vencer esta corrida.” Estão me entendendo? Massa teria vencido se fosse mais rapido, isso é a verdade. E o que aconteceu na McLaren em Barcelona foi altamente repreendido pela equipe, até porque foi irresponsavel e desleal do Button (houve ordem de equipe ali tb de manter as posições).
CONCORDO com o Edson e todos vcs que pro espectador, a gente só quer ver mesmo é disputa e nada de ordem. Isso é desejo legítimo de torcedor, mas nem sempre é a F1. Se não gosta, vá assistir NASCAR.
Marcio
26. Jul, 2010
Edsonzinho, a punição veio por causa de uma regra, como sempre. A regra a FIA criou pq quer melhorar o esporte e tentar amarrar as equipes. É uma regra que é pra favorecer o espetáculo, mas não faz tanto sentido assim com a competição que é a F1. O julgamento e a multa vêm da regra, mas quem realmente a cumpre, acaba com o risco alto de se dar muito mal – e são milhões em jogo.
Marcio
26. Jul, 2010
Acho que é a forma de encarar que faz a diferença. Entendo a insatisfação do torcedor (embora não houvesse vaias ontem em Hockenheim). Mas seu eu posso comparar F1 a futebol, a equipe de F1 é o goleiro, a zaga e o meio-campo, e os pilotos da equipe, os dois artilheiros. O time tenta trabalhar ao máximo para que os artilheiros brilhem ou marquem gols. Ontem, Massa esteve na área, com condições de finalizar e até marcar, mas Alonso estava não somente melhor posicionado para fazer o gol, mas também já era o artilheiro do campeonato. Por isso a coisa certa de se fazer é passar a bola, embora não fosse ridículo fazer o gol ele mesmo. Diferença é que na F1, o que vale mais é quem é artilheiro. Claro que Massa quer ser o artilheiro e tem direito de fazer gols, e se ele tivesse numa posição melhor de finalizar, teria que finalizar mesmo.
Barrichello teve situações na carreira onde esteve em melhores condições de fazer o gol, mas passou a bola pra trás. Não foi o que o Massa fez. Se tivesse ao menos mantido os 3 segundos de vantagem, teriam vencido por estar em melhores condições.
Se tivesse feito o gol ontem, seria bom pra ele, mas não ideal para a equipe, dadas as circunstancias especificas que repito: Alonso estava mais rapido desde a mudança de pneus (isso até o Massa admitiu), e ele estava muuuuuito a frente no campeonato.
Big
26. Jul, 2010
Marcio,
mais uma vez vc se equivoca. O Alonso ja havia chegado perto do Massa e naõ tinha conseguido ultrpassar. Por rádio, classificou de situação “ridícula”, o que obviamente é um choro infantil à equipe, pois não conseguiu ultrapassar na pista. vale ainda a lembrança de que o Alonso saiu na frente do Massa e não teve COMPETÊNCIA de se manter à frente, perdendo ainda na reta de largada a sua vantagem. Quanto à sua comparação da F1 com futebol, prefironaõ fazer declarações dadas as GRITANTES E ABSURDAS diferenças existentes entre esses esportes. Basta dizer que no futebol a gente torce pelo time e na F1 torcemos pelo piloto (alguns talvez torçam pela Ferari ou pela Mc Laren, mas a maioria torce pelo piloto).
Marcio
26. Jul, 2010
Ridículo foi o a situação de risco que a Ferrari passava, com Alonso bem mais veloz que o Massa – desde a troca até o final da corrida, admita!
Quando o cara é companheiro de equipe, não precisa de COMPETÊNCIA, e sim de BOM SENSO.
O torcedor torce pelo piloto, e isso é problema do torcedor. Porque é a equipe que apita.
guigo
26. Jul, 2010
concordo com o marcio. o massa joga pra ferra e sendo assim tem que fazer o melhor pra equipe.
nao acho necessariamente anti-esportivo. foi uma decisao que a ferrari tomou. levaram a multa mas conseguiram os pontos e estão com uma chance melhor de ter um campeão.
se eu fosse o dono de uma equipe e visse um jeito da minha equipe se dar bem, faria o que fosse possivel pra isso acontecer. que nem o suarez na copa, tirou a bola do gol com a mao no ultimo segundo do jogo. custou uma expulsão e um penalti. mas no final das contas foi melhor pro uruguai.
agora chorem! pra mim o massa nao fez nada de errado.
edson nunes jr
26. Jul, 2010
a questão não é se foi certo, errado, se a f1 é isso mesmo, se não é. a questão é que é chato pra caramba ver corridas que terminam com decisões além da pista, decisões que são tomadas por quem está sentado longe dos carros.
a comparação com o futebol só teria sentido se o márcio colocasse a equipe/dirigente como o cartola que manda no time. e pra mim, esse negócio de torcer pra equipe e não pro piloto soa piada, embora entenda os motivos.
tenho dito.
Deni
26. Jul, 2010
Marcio,
AS MUITAS PALAVRAS TE FAZEM DELIRAR!!
Eh engracado q os unicos caras q apoiaram a decisao foram a FERRARI, os pilotos da FERRARI e quem diria o SCHUMMACHER! NAum eh engracado? O cara q mais se beneficiou com esse tipo de palhacada eh o q defende! Sabe vc dizer q eh jogo de equipe e coisa e tal ate vai, mas queria ver se fosse ao contrario e alonso ou scummy tivessem q deixar passar! Deixariam?? DUVIDO MTO!
E tem mais, Niki Lauda detounou o alonso dizendo q era uma vergonha! mas td bem ne marcio, isso eh coisa de torcedor passional, ne? PARA VEIO! TU QUE DETONAR SIM OS BRASILEIROS E VEM COM ESSAS FANTASIAS DA TUA CABECA!
Foi ridiculo sim e naum defendo o massa naum e nem acho q ele ta correndo representando o brasil e coisa e tal! soh to dizendo q isso eh ruim sim para o espetaculo e reitero: duvido q caras como schummy, alonso, prost, mansell, piquet, senna, fariam isso! DUVIDO!
tenho dito…mas fazer o q ne, eu sou passional como todos os brasileiros!
Name Kleyton
26. Jul, 2010
equipes deveriam ter um piloto so, nao dois. ai acabava essa coisa ridicula de intervir nos resultados. niguem vai pra copa do mundo com duas selecoes.
Deni
26. Jul, 2010
E comentando sua comparacao com futebol, para mim ela esta errada! Seria como se o mesmo patrocinador patrocinasse 2 times e pedissse para um q esta disputando o titulo, perder para o outro q nam ta brigando por nada! BONITO? JUSTO? Mas como o patrocinador eh o mesmo pq naum? Eh jogar para quem paga o salario! RIDICULO vcs defenderem a equipe qd a principal disputa em questao eh o PILOTO! Sendo piloto, num tem q ajudar outro naum!
Marcio
26. Jul, 2010
Valeu Guigo (thank you, guigo, thank you guigo…)
Edson concordo 100%, o problema está nisso, ninguem torce por equipe na F1, mas ela é regida por equipes. Concordo tb que é chato pra caramba. Mas tb acho que Alonso mereceu a vitória.
Deni, todos os pilotos entenderam e concordaram, pelo menos a grande maioria.
Uma coisa vcs custam a entender. SCHUMACHER E ALONSO NÃO DEIXARIAM PASSAR PORQUE ISSO NUNCA ACONTECERIA COM ELES!!! ENTENDA ISSO POR FAVOR!!! NUNCA UM COMPANHEIRO DE EQUIPE ESTEVE MAIS RÁPIDO DO QUE ELES EM CORRIDA E CHEGOU PERTO DELES NA PISTA PARA PASSAR.
Claro que foi ridículo, mas é um problema inerente à competição. Claro que não foi só o BRASILEIRO que achou ruim, o que EU acho ruim é que o BRASILEIRO foi o único que achou o MASSA um trouxa na história, como se a culpa fosse TODA DELE. É, até o ponto de ele não ser veloz o suficente de evitar os ataques do Alonso.
Marcio
26. Jul, 2010
Todos estes caras que vc citou, Deni, entregraam lugares a deixaram outros ganharem. Por agradecimento (Senna/Berger, Schumacher/Barrichello) ou por apoio mesmo (Schumacher venceu várias corridas e entregou de bandega no fim de 99, pro Irvine, quando só este tinha chances)… aí é jogo de equipe e pode, né?
Marcio
26. Jul, 2010
Kleyton, eu tb acho. Mas com 1 piloto só, a brincadeira fica cara demais. E as vezes é legal ter dois pilotos, tanto em algumas corridas (quando um ajuda o outro nos momentos em que todos acham isso legal e interessante) como nos duelos internos, que é onde vc vê quem é bem e quem é menos bom.
Marcio
26. Jul, 2010
Comparar equipe de F1 com patrocinador é o fim da picada, Deni. Mas tudo bem. Não digo que a gente tem que gostar, porque não vai gostar mesmo. Mas que é este o jogo, é. E Massa não é um fracote por saber como funciona a F1.
J. Marcel
26. Jul, 2010
O engraçado é que só o Márcio tá certo e o resto do mundo tá errado.
Não vi UM jornal sequer dizer que foi certo o que foi feito [menos o da Espanha]…
Abraços
Name
26. Jul, 2010
Cara, eu naum acho q o massa foi o unico culpado naum! Achei feio tudo e todo mundo tem culpa, alonso, massa, ferrari e ate a fia pelas regras q coloca! E tem mais, vc fica ae defendendo e coisa e tal, tava lendo hj ATE A IMPRENSA ESPANHOLA meteu o pau na vitoria do Alonso! A unica imprensa mundial q defendeu foi a italiana (q justamente por tradicao eh o pais q mais torce por jogo de equipe, no cas a ferrari)! Entaum cara, naum vem meter o pau nos brasileiros dizendo q a gente naum sabe ser racional sendo q o mundo todo ta criticando (inclusive o pais do alonso)!
Deni
26. Jul, 2010
ok o comentario anterior foi meu!
Name
26. Jul, 2010
Po sumiu o comentario anterior, entaum ae vai, Marcio, naum acho q o massa eh o grande vilao! Achei todo mundo culpado, ate a fia pelas regras e certas aplicacoes de regras q coloca! Agora tu fica colocando os brasileiros como naum racionais para avaliar isso (haja vista o artigo postado aki) soh q o MUNDO TODO ta metendo o pau! A unica imprensa q apoiou foi a italiana o q eh bem compreensivel afinal a italia torce descaradamente por equipe e naum por piloto! Mas inclusive, a IMPRENSA ESPANHOLA criticou a vitoria de alonso! Ae vc vem dizer q brasileiro eh passional e naum saba avaliar com a razao eh o fim da picada ne marcio! FALA SERIO!
Marcio
26. Jul, 2010
É ruim para o esporte F1, por isso todos criticaram. Eu critico tb. Mas pelo ponto de vista das equipes, que pagam as contas, foi certo.
O que me irrita é achar Massa um perdedor. Ele é perdedor pq está lento este ano, nao cnsegue andar com pneu duro. Mas nao por deixar o companheiro bem mais veloz passar.
J. Marcel
26. Jul, 2010
Eu não acho Massa perdedor.
Ele guia uma Ferrari, ganha um salário improvável pra uma pessoa do terceiro mundo, por bobeira não ganhou um título mundial.
Todos tem dificuldades e ele está enfrentando as dele.
Que bom que concordou que isso é ruim para o esporte, pq é péssimo para o esporte, para os fãs e tem um valor intangível gigante contra a própria Ferrari que se achou beneficiada.
Marcio
26. Jul, 2010
Deni,
todo mundo meteu o pau, no mundo inteiro.
Mas SÓ NO BRASIL todo mundo falou que Massa é viado e coisa e tal, que nunca mais torceriam para ele. Isso é a diferença.
Massa é no máximo vítima (de sua lentidão).
João Pedro
26. Jul, 2010
O Massa poderia estar mais devagar, mas chegar é uma coisa, ultrapassar é outra. O Massa poderia ter segurado o Alonso.
Marcio
26. Jul, 2010
fato é que isso faz parte do esporte chamado f1. tem hora que a torcida apoia jogo de equipe, tem hora que nao. fato é que estava mto cedo na temporada, pro gosto da torcida. se a corrida fosse 4ª antes do final, ninguem teria reclamado, concordam?
Marcio
26. Jul, 2010
poderia mesmo, JP. mas seria um risco que nao vale a pena pra equipe, apenas para o torcedor.
Name
26. Jul, 2010
O fato é: se a situação fosse inversa, a equipe não teria dado a ordem pro Alonso deixar o Massa passar. Todo o papo furo do Marcio, em se tratando de pensar na equipe, para não correr riscos no caso de uma ultrapassagem não valeria pois iriam pedir pro Massa segurar o Vettel, fazendo ele correr o risco para salvar o líder, mais lento.
O que eu fico indignado é que todo mundo sabe que o Massa é 2° piloto mas a Ferrari podia deixar isso claro e acabar com esse jogo medíocre.
Estou ficando cansado de acordar domingo e perder meu tempo com um jogo de cartas marcadas quando a Ferrari é protagonista.
Name anderson
26. Jul, 2010
massa realmente não defende o Brasil, concordo 100% com vc, mas ele defende princípios como caráter, hombridade… O que ele fez não me envergonhou em nada e sim a ele mesmo. Jogo de equipe sempre existiu e sempre existirá, poderia ser feito de maneira mais sutil, no pit por exemplo, agora ultrapassam por rádio vc tá de sacanagem né?
Marcio
26. Jul, 2010
respostas aos dois posts anteriores…
o “se fosse o contrário” não vale pq, pelo andar da carruagem neste ano, isso NUNCA seria o caso. Massa simplesmente não consegue ser mais rapido que o Alonso, sorry. Ele é segundo piloto sim, mas NUNCA de contrato, e sim de desempenho/velocidade. Nunca alguem foi 2º piloto sendo mais veloz, ou foi?
E outra: Massa, de proposito, não foi sutil, pra deixar na cara. Ele poderia ter sido se quisesse, mas simplesmente não foi.
A memória do povo é curta. Massa assumiu a liderança e foi tratado como líder da corrida e potencial vencedor pela Ferrari tanto no box (entrou antes do Alonso, o que é vantagem) como durante a corrida, qdo abriu.
Vc escreve como se ele tivesse clausula no contrato de piloto nr.2 mas eu te digo que se ele mantivesse ao menos 1.5 seg de vantagem sobre o Alonso, a vitória é dele. Ele perdeu justamente pela razão do rádio: “Alonso está mais rapido que vc”. A escolha de deixar na cara foi do Massa, e acho que ele fez bem em fazer assim.
Big
26. Jul, 2010
Só pra deixar claro uma coisa aqui. Senna e Prost… mesma equipe… alguma vez algum deles deixou o outro passar???
Marcio
26. Jul, 2010
Diferente, Bigão! Naquelas temporadas (poucas), só tinha dois candidatos ao título, graças a superioridade do carro. Por sinal, naquelas épocas, sempre só tinha 2 ou 3 candidatos sérios ao título, beeeeeeeeeeem diferente dos últimos anos, principalmente este.
edson nunes jr
26. Jul, 2010
li em vários jornais, do mundo todo, inclusive espanha, que desceram o sarrafo no alonso, e não no massa!
chegaram a colocar o alonso contra a parede na entrevista coletiva (se ainda tiver no site da f1)… e ele ficou “p” da vida!
foi até engraçado porque ele acabou falando o lance de “equipe”, coisa e tal.
o último exemplo citado pelo big é o melhor, não porque envolve dois dos melhores pilotos, mas porque mostra o espírito, pra mim, que deveria reger o esquema: uma equipe, dois pilotos, um campeão, decidido na pista, sem interferência de quem senta em banco de paddock.
o melhor “braço” e mente deveriam vencer… o alonso era mais rápido? em diversas voltas foi. conseguiria passar o massa? talvez, mas não dá pra saber.
pelo menos o shucrute admitiu que acha feio, não gosta, mas entende. e, realmente, cirticar o massa e chamá-lo de ‘bundão’ pra baixo é covardia e infantilidade.
reverendo
26. Jul, 2010
gostei do comentário do Juca:
http://blogdojuca.uol.com.br/2010/07/e-divertido/
Marcio
26. Jul, 2010
discordo do Juca, foi ele que me deixou fula. Não é que Massa não teve escolha, é que ele decidiu fazer a coisa certa na situação. Ele teve escolha e fez a certa, não pro torcedor, mas sim para o esporte que é a F1.
Staut
26. Jul, 2010
Apenas corrigindo uma informacao sua quem teve vantagem no pit foi o alonso que entrou primeiro, o massa entrou uma ou duas voltas depois, outro detalhe, alonso nao ficou nunca 5′ pra tras e depois recuperou, foram 3 apenas. Assistir pela TV tem menos emocao mas mais informacao…
Staut
26. Jul, 2010
Marcio, li só agora a entrevista completa do Domenecali no Autosport.com e as respostas do alonso na coletiva, bem como a entrevista do Massa para a imprensa brasileira no cercadinho.
1 – como Lauda disse Alonso é mau carater, ele e o domenecali sao porcos de um circo ridiculo que se tornou a f1
2 – Massa foi covardemente ingenuo ao tentar esconder o obvio…. Para a Mariana Becker “o que é que aconteceu?”
Kley
26. Jul, 2010
Marcio, o Alonso entrou primeiro no box. Bom, a corrida de domingo foi sem graça… teria sido muito melhor se Massa e Alonso tivessem lutado pela posiçao. F1 hoje em dia esta muito manjada (equipe é o mais importante), vide o caso com o Nelsinho em Singapura. FIA tinha que proibir a comunicaçao de radio do piloto com o box, ai sim a coisa ia ficar interessante.
Marcio
27. Jul, 2010
Falou bem, Kley. Mas essa é uma mudança impossível, já que o rádio é importante por questões de segurança.
Reg, concordo que não é este o esporte que a gente quer ver. Mas infelizmente é o que a F1 é. Concordo com todos que se irritaram após a corrida (embora, lá em Hockenheim, não houvesse irritação, já que estava óbvio para todos que Alonso era melhor), mas continuo discordando quem achou que Massa foi bunda-mole. E ele nem tentou esconder coisa nenhuma, viu? Tanto na pista como nas entrevistas e na coletiva.
O certo mesmo, pra torcida, seria apenas falar com o Alonso no radio, dizendo que ele está mais rapido e deveria tentar passar; mas foi o que fizeram com o Vettel, em Barcelona.
Ah, e repito, quando é lícito, aos olhos do torcedor, que se faça jogo de equipe? Se faltassem 4 corridas pro fim da temporada, ninguem teria se importado, certo?
Marcio
27. Jul, 2010
Staut, valeu a correção. Mas continuo insistindo que se Massa tivesse mantido a sua vantagem, mesmo aquela menor que tinha na parte dos pneus moles, ele teria vencido a corrida e não haveria interferência da equipe.
pedro rima
29. Jul, 2010
Quem não tem memória
Ou não gosta de lembrar
Do Grande Premio da China
KImi deixou Massa passar
AÍ o Brasil vibrou
O Galvão fantasiou
E Massa tomou seu lugar.
O que vale é a Ferrari
A equipe é importante
Quem tem mais chances
É o melhor no volante
O carro é estrangeiro
O piloto é brasileiro
Cambada de ignorante
Rodrigo
31. Jul, 2010
Gente,
Não é Brasil Contra a espanha na Itália. A única coisa feita foi colocar o Massa no banco porque estava perdendo a bola que aliás aconteceu de novo na Hungria. Vamos torcer para o Massa ser mais rápido, é só o que nos resta.
ruy
03. Aug, 2010
Tá bom, tá bom, é realmente engraçado como o brasileiro torce para a F1 como se fosse futebol. Deve ser mal do comentarista, que narra uma ultrapassagem como se fosse o centro avante chegando no gol – nada a ver sua comparação com futebol, by the way. Ou então o pobrezinho do J Kfouri, se resignando a dizer que F1 é um negócio, para depois falar em ordens superiores (ha!), princípios, mártires, virtude, oportunismo… e o meu favorito: não se curvam diante dos opressores hahahahahaha. Tadinho, ficou magoado, tão ingênuo. Um cara que veste o uniforme da Marlboro já se curvou diante dos opressores faz tempo, uma ultrapassagenzinha ou outra não vai doer.
Como outros tantos, a F1 é esporte, negócio e showbiz. Tem quem reclame que o loirinho da sunga vermelha deveria ter ganho o combate, que o atacante está gordo e o juiz sacaneou o pênalti, que a ultrapassagem deixou a ética para trás (essa foi péssima). E no domingo seguinte vai estar no sofazinho de novo, esperando as cenas do próximo capítulo, sentado muito longe da ação e querendo dar palpite nas decisões.
É por isso que funciona. Alguma coisa não vai bem como esperado e se fala disso por semanas. Os torcedores indignados, os jornalistas magoados, os atletas eufóricos, e os donos do circo milionários. Pode até ser ruim para o esporte, mas é ótimo para o show. O brasileiro adora, mas acha que o show é só para ele. Vc pode dizer apenas 3 segundos quando se trata de uma regata volta ao mundo. F1 se mede em milésimos de segundos. 3 segundos é coisa p caramba. Sai da frente massa, the show must go on!
Entrei no blog por conta de outra notícia, mas topei com este post mais velho e não resisti…
lukas
03. Apr, 2011
vettel e melhor corredor do tempo felipe massa depois daquele em 2009 acidente ele nao volto a ser o mesmo