O melhor time de todos os tempos – obrigado Pep e Johan!

Posted on 28. May, 2011 by in Futebol, Futebol Europeu, UEFA Champions League

 

Pep na sua época de jogador do Barca...

Dois anos atrás, assisti com espanto a exibição de uma equipe que eu considerava superior, mas batível. Era o ponto de vista de um fã árduo do FC Bayern München, antes do primeiro jogo das quartas-de-final da Champions League naquele ano. O Bayern tinha uma equipe boa e vinha de um recorde nas oitavas, após meter 12 gols nos dois jogos contra o Sporting. Era azarão, mas com esperanças.

Após o primeiro tempo, fiquei sem palavras. O Bayern mal tinha conseguido sequer pegar na bola, só corria atrás. O placar de 0×4 ainda era um testamento ao bom desempenho do goleiro e o mal desempenho dos atacantes. O capitão Mark Van Bommel admitiu logo depois do jogo, perguntado sobre a falta de agressividade e jogo físico de sua equipe, que o time tentou chegar nos combates, mas sempre chegava atrasado. Van Bommel tinha sido titular no título do Barcelona em 2006, mas isso ele nunca tinha visto.

O Barcelona praticamente não mudou desde então. Não teve um jogo que o time não dominou, só pecou nas finalizações ou teve azar. Mas um time que sustenta jogar neste nível por já três anos, para mim já merece ser chamado o melhor time de todos os tempos.

Não é coincidência que o técnico há 3 anos é o ainda jovem Pep Guardiola. Não é coincidência que Guardiola jogou na final de 92, quando o Barcelona ergue a taça pela primeira vez, sob a batuta de Johan Cruyff, estrela holandesa e do Barca nos anos 70. Naquela noite, o jogo bonito tinha vencido. Em Wembley 92. E hoje, Wembley 211, não foi diferente.

O Manchester teve os seus já “costumeiros” 10 minutos de gloria ao início do jogo, e realmente tentou tudo humanamente possível para parar esta equipe. O problema é que se você gastar muita energia com marcação pressão no primeiro tempo, esta energia faltará no final do segundo tempo. O gol do Rooney aconteceu após um impedimento (mas não deixou de ser bonito, nem a jogada nem o gol em si), e o Barca, como de costume, pecou ao não marcar mais gols no primeiro tempo. Após os 10 mins, parecia posse de bola de 80% a 90%, a diferença entre os times parecia absurda – e tudo isso baseado em toque de bola, posicionamento, defesa agressiva, técnica e toques de qualidade, fantasia, alguns dribles e a confiança de quem vem fazendo isso há anos.

 

Messi, bicampeão da Champions.

Manchester United é a melhor equipe, estatísticamente, da Europa nos últimos 5 anos e lidera tanto o ranking da UEFA como a do blogdosmanos. Se um time como esse, com os jogadores que tem, parece tão mirim (valeu edson) contra o Barcelona, acho que está tudo dito.

Só vi o Brasil de 70 e 82 em videotape. Mas o que ando vendo e vi hoje do Barcelona é superior a qualquer coisa imaginável – é o jogo bonito inclusive com o “lance” do jogo bonito de perder um caminhão de gols. Mas venceu, e venceu com mérito.

Venceu o Barcelona. Venceu Xavi – Iniesta – Messi. Venceu Pep e Johan. Venceu o futebol.

Se a tragédia do Brasil em 82 matou o jogo bonito, o Barcelona de 2008-2011 mais do que recussitou. Graças ao Barcelona de 92, que marcou esse clube e a sua filosofia.

Ah. E o gol do Rooney foi só pra dar mais destaque ao Lionel Messi – talvez um dia diremos que este foi o maior a jogar este jogo, nesta a maior equipe de todos os tempos.

Por sinal: escrevi esse texto no intervalo. Tamanho o domínio do Barca, mesmo com 1×1.

Tags: , ,

7 Responses to “O melhor time de todos os tempos – obrigado Pep e Johan!”

  1. Andre Arrais

    29. May, 2011

    Eh incrivel o fato desse Messi jah ter ganho 5 ligas e 3 champions e ter apenas 23 anos de idade. Ainda falta liderar a Argentina em um titulo de Copa do Mundo. Mas se esse muleque continuar jogando assim, futuramente, pelo menos em numeros, pode se tornar o melhor jogador de futebol da historia!

  2. samir

    30. May, 2011

    Concordo com voce em quase tudo. Dos times que eu vi jogar foi o melhor. Mesmo vendo apenas o tape do santos de 60 e o Brasil de 82, ainda acho esse barcelona,disparado, o melhor de todos os tempos. Talvez apenas o santos, de pelé, pode igualar esse time.

  3. Samir

    30. May, 2011

    Concordo que o pep e o johan foram vitais na construção desse time incrivel, mas fora de campo voce esqueceu de um grande nome que comecou com essa maquina de titulos: Frank Rijkaard.

    * O barcelona só é o barcelona graças ao xavi e iniesta. Messi nao ia dar conta sem esses dois no time

  4. Martin Lopez

    30. May, 2011

    Messi tambem eh o lider de assistencias do time, disparado..Ele tem umas 25 assistencias na temporada, mais ou menos o dobro do q o xavi e o iniesta tem..a ideia de q soh o xavi e o iniesta colaboram na criacao dos gols eh errada, se bem que eles ajudam muito, inevitavelmente..

  5. Samir

    30. May, 2011

    As assisetncias de messi são aqueles passes curto do tipo mano a mano tocar pro carra empurrar pro gol. O xavi e Iniesta são diferentes, acham uma assisntecia no meio do nada tipo o gol do pedro contra o real, ou o gol do pedro conta o manU.

  6. edson jr

    03. Jun, 2011

    o barcelona é o melhor time que já vi jogar também. e ainda é possível melhorar – lateral esquerda com abidal/adriano/maxwell/milito é o ponto fraco da zaga; na frente o pedro é um ponto fraco que o afellay pode melhorar.
    ainda queria ver o thiago alcantara entrando mais frequentemente e, apesar de toda celeuma, acho que o ibrahimovic poderia ter sido melhor aproveitado (isso se ele se movimentasse mais e melhor…).

  7. Marcio

    03. Jun, 2011

    Concordo Edson, lateral esquerdo concordo. Não considero Pedro ponto fraco, acho que ele ainda vai crescer, ele é novo ainda, e conhece a filosofia de cabo a rabo. Ibra não ia rolar mesmo, ele é um CR7, precisa fazer tudo sozinho. Gosto do Afellay tb.

Leave a Reply