o futuro da seleção: arséne wenger!

Posted on 05. Jul, 2010 by in Futebol, Futebol Internacional, Futebol Nacional, Inglês, Seleção Brasileira

mais um teimoso e zangadinho não!

dunga foi demitido. já vai tarde…

apesar de outros tantos que o defenderam (inclusive autores desse blog), sou um dos que não gostam dele como técnico, simplesmente pelo fato de nunca ter exercido o cargo em nenhum outro lugar antes de assumir a seleção mais campeã do mundo. além disso, não concordava com sua filosofia de eleger um inimigo público para unir o grupo. um grupo se une em torno de objetivos, não de inimigos em comum.

mas o assunto não é esse. a cbf anunciou ontem em seu site que irá apresentar um novo treinador até o final de julho (daqui a 4 semanas). entre os cotados estão felipão, mano menezes, muricy ramalho, ricardo gomes e leonardo (ex milan). segundo diversas fontes, estes treinadores assumiriam a seleção por 6 anos (até o final das olimpíadas do rio, em 2014). e possivelmente comandaria a seleção olímpica também.

a idéia é de que o novo comandante da seleção faça uma renovação de elenco. o que parece extremamente engraçado e irônico. nenhum dos nomes citados é grande revelador de talentos, pelo contrário, ganharam fama com times de jogadores “medalhões”.

felipão se fez com um palmeiras no final da era parmalat, além de ter algumas coisas muito parecidas com o atual ex técnico da seleção (principalmente o fato de ser gaúcho, o que me enerva, e de ser destemperado). muricy com um são paulo cheio de veteranos (uma das reclamações constantes do conselho tricolor era de que ele não usava a base). mano menezes é brincadeira… se alguém leu o que ele escrevia durante a copa deve ter a mesma impressão que eu tive: não entende nada de tática. e seu corinthians ganhou um paulistinha e uma copa do brasil… ricardo gomes e leonardo são nomes que não inspiram confiança – currículos medíocres (leonardo nem isso direito).

destempero...

enfim, todos os nomes disponíveis no mercado brasileiro são de gente que não tem o perfil de renovar nada. talvez o polêmico w(v)anderlei(y) luxemburgo seja quem mais se aproxima disso, mas é tão falastrão e cheio de maracutais que é preferível um outro dos 7 anões pra comandar seleção da cbf.

em vista dos últimos dois fiascos em copas do mundo (fiascos com F maiúcsulos sim), perdendo jogos fáceis – o jogo contra uma frança envelhecida e como domenech como técnico era barbada; e a holanda jogou muito abaixo do que poderia – era hora de uma mudança radical… o brasil , assim como a alemanha, deveria estar sempre na semi-final (e a alemanha quase sempre está mesmo, ainda que com times, teoricamente, mais fracos do que outras seleções).

minha proposta é que a seleção brasileira contrate um técnico estrangeiro que tenha nível internacional e que possa desenvolver esse trabalho de renovação. e o nome que tenho em mente é do técnico do arsenal: arsene wenger. esse cidadão entende como poucos a arte de descobrir e aperfeiçoar jogadores novos, bem novos. o que ele faz no arsenal há algum tempo é espetacular. é o tipo de futebol que se espera da seleção brasileira. e é o tipo de futebol que a alemanha está jogando nessa copa (espanha e barcelona jogam de forma diferente, mas parecida – sei que é contraditório).

juventude e futebol ofensivo é com ele

além de entender de futebol, daria um basta a essa palhaçada de guerra com a “mídia” que enche a paciência de todos que gostam de futebol, mas principalmente, pra acabar com essa palhaçada de nacionalismo/patriotismo da seleção, que o sr dunga fez o favor de resgatar.

tenho dito.

Tags: , , , ,

32 Responses to “o futuro da seleção: arséne wenger!”

  1. Marcio

    05. Jul, 2010

    Eu acho que pode ser um ex-jogador sim, mesmo sem muita experiência. Se Zico não odiasse Richie Teixeira, acho que ele seria o homem.

  2. edson nunes jr

    05. Jul, 2010

    o zico é uma boa opção pela experiência com a seleção japonesa, mas foi só. em todos os outros times foi mediano.

  3. Denison

    05. Jul, 2010

    primeiro queria defender o mano… ñ é mediocre é um baita técnico (todos os times que treinou eram bem armados, desde o XV), mas concordo que ñ é para seleçao.

    muricy é um excelente técnico mas parece bastante com o dunga em termos de imprensa e nervosismo, e para mim perdeu o conceito de melhor treinador do brasil ao perder um título fácil com o palmeiras.

    felipao é outro grande técnico do brasil, ñ o chamaria de brilhante mas tem uma copa do mundo no curriculum, tem que respeitar.

    ricardo gomes é um ñ-técnico, ou melhor tecnico de time de segundo escalao, como seu juventude… passou um tempao na frança e ñ fez nada de mais… e até agora ñ ganhou nada com o sao paulo, e tbm ñ acho que vai ganhar…

    leonardo, ñ dá para saber seu nível como técnico, ñ deu vexame com o milan, mas tbm ñ fez nada… é uma incognita…

    luxa, acho que merece uma segunda chance.. mas em termos de competiçoes internacionais sempre vai mal…

    duvido muuuuuuuuuuiiito que o brasil algum dia tenha um técnico estrangeiro, por melhor que seja… o orgulho brasileiro jamais permitirá…

    gosto do zico, mas tbm ñ é brilhante como técnico…

    um nome que me agrada é o do paulo autuori, tem bastante experiencia internacional e títulos para gabaritar seu curriculum…

  4. Samir

    05. Jul, 2010

    Nao concordo. O brasil nunca pode ser dirigido por um treinador estrangeiro. a filosofia brasileira de trabalho, e de ver o futebol eh muito diferente de um estrangeiro. O arsene wegner pode ser um descobridor de talentos mas nao sabe por em pratica. Ele nao ganhou nada no arsenal e ainda eh visto como um grande treinador( e eh) ou seja ele nao passou por nenhuma pressao no comando, e nao existe cargo com maior pressao do que ser treinador da seleçao brasileiro. O treinador ideal para mim se chama MANO MENEZES. Um treinador muito inteligente taticamente, sabe trabalhar com variaçoes taticas, um treinador serio e experiente.

  5. Marcio

    05. Jul, 2010

    Mano Menezes não deixa jogar o futebol que a mídia e o torcedor quer.
    E Wenger é um técnico altamente vencedor. É que vc ainda era uma criança, Samir…

  6. Samir

    05. Jul, 2010

    Mano Menezes jogou o futebol que a midia e o torcedor quis em 2009 com o Corinthians. 4 3 3. Futebol bonito, bem jogado, com volantes que sabiam marcar e sair jogando.

    faz um bom tempo que arsene wegner nao eh campeao de alguma coisa.

  7. edson nunes jr

    05. Jul, 2010

    o arsene wenger simplesmente foi campeão invicto do campeonato mais difícil da europa… e com o arsenal que não contrata grandes estrelas e faz um trabalho de base de dar inveja a qualquer lugar do mundo.
    além disso foi finalista da champions league…
    mano menezes é técnico de time da série b. isso ele é o melhor… e o título que ele ganhou com o corinthians não teve nada de “futebol que o torcedor quis”. como o time mostra, depende muito do fofômeno e ele não cosegue mudar isso. e de tática ele é aprendiz…

  8. Samir

    05. Jul, 2010

    Edson, tenta analisar melhor o projeto para 2014. O perfil procurado eh um treinador experiente, com mente aberta (variaçoes taticas, jogadores de diferentes caracteristicas), e quem sabe trabalhar bem com jogadores jovens e brasileiros e alem do mais saiba suportar pressao e trabalhar no corinthians eh uma das maiores pressoes do mundo. O Mano foi inteligente e soube fazer um time jogar de acordo com as caracterisitcas do ronaldo em 2009 e foi campeao de quase tudo em 2009.

    ‘não teve nada de “futebol que o torcedor quis” Acho que voce nao viu o mesmo campeonato que eu. da uma olhada melhor no primeiro semestre em 2009.

  9. SAMIR

    05. Jul, 2010

    o arsene ganhou tres vezes o campeonato ingles, mas muricy foi tri campeao do sao paulo do campeonato mais DIFICIL DO MUNDO que eh o brasileirao. so pra mostrar que o brasil ta cheio de excelentes treinadores e com perfil que se encaixa para 2014 sem necessidades alguma de contratar treinador estrangeiro

  10. Alexandre Spissoto

    05. Jul, 2010

    o Arsene podia ser uma boa, mas é tão não brasileiro um técnico estrangeiro na seleçãp que não sei se funcionaria. Brasileiro é arrogante demais. Acha que sabe de futebol mais que todo mundo.

    Como o Felipão já disse que nãi quer (ainda bem!) eu iria de Mano, só pra ferrar o Corinthians de vez.

  11. Marcio

    05. Jul, 2010

    Campeonato mais dificil é o do Brasil? Sério? Ainda mais com o São Paulo FC? Sério???

    Por sinal, será Leonardo, pelo jeito. O que acham?
    Eu acho que ele não é técnico, mas o idealismo dele combina mais com o Brasil do que aquele do Dunga, que combina mais com o Rio Grande do Sul.

  12. edson nunes jr

    05. Jul, 2010

    o campeonato brasileiro é difícil pq o brasileiro acha que é difícil. mas o nivelamente é bem por baixo – quer dizer, todo mundo é tão ruim que é difícil prever quem é mais… (basta ver o ano passado).
    o primeiro semestre de 2009 mostrou o que é um time montado com dinheiro e um técnico que não atrapalha. o mano não fez mais nada do que a obrigação em ganha o paulistinha e a copa do brasil, que só fica difícil mesmo nas quartas de final. um campeonato em que até o santo andré foi campeão não é parâmetro pra nada…
    o brasil não tem excelentes treinadores. isso é uma constatação óbvia.w(v)anderlei(y) luxemburgo e felipão, respectivamente no real madrid e no chelsea, provaram que são e sempre serão técnicos domésticos. e não me venham com o sucesso do zico no japão ou do felipão em portugal… o último perdeu a euro em casa, diante da torcida e contra a fraquíssima grécia!!
    um treinador não brasileiro ajudaria a mudar essa cara ‘patriótica’ ultrapassada da seleção nacional o que, curiosamente, daria prazer ao torcedor para torcer novamente.

  13. edson nunes jr

    05. Jul, 2010

    leonardo é, pelo menos, arrojado e, realmente, idealista. não acho que entende tanto como deveria e nem tem a experiência necessária, mas é melhor do que outras cartas marcadas (lei-se muricy, luxemburgo, mano, etc).
    ah, mais uma vez, leiam o que o mano escreveu sobre a copa e os jogos no blog (?) dele. ridículo!

  14. Samir

    05. Jul, 2010

    Campeonatos europeu eh disputados entre 4 times, no brasil sao disputados entre 11. Nivelados por baixo aonde ? só pq o cara eh europeu voce acha que eh melhor, isso eh ser arrogante, alenxandre. Temos craques como hernanes, elias, kleber, ganso, neymar, d alessandro, diego souza etc muito melhor que varios jogadores europeus que sao taxados como bons jogadores.

    Leonardo tem uma boa filosofia de trabalho sempre procurando a ofensividade mas a cbf nao quer apostar em treinador sem experiencia.

    Edson, eu li o que mano escreveu no blog dele no terra e eu achei a maioria muito revelante e comentarios inteligentes. Voce esta sendo clubista, nao quer o mano so porque ele eh do corinthians. Isso eh ser ridiculo.

    Copa do brasil so fica dificil nas quartas de finais assim como copa da inglaterra, coppa italia que so a partir das quartas ficam bons.

    ”até o santo andré foi campeão não é parâmetro pra nada” Se for assim a champions league nao eh parametro para nada o nottingham forrest eh bi campeao

  15. Marcio

    05. Jul, 2010

    Samir:
    Todos os bons jogadores vão para a Europa. Fato.
    Leonardo já foi contatado e deve ser o novo técnico da seleção – 90% de probabilidades.
    Edson não é nenhum pouco clubista, é um ex-torcedor do Flamengo.
    Não compare o Forrest ao Santo André.

  16. Samir

    05. Jul, 2010

    Todos os bons jogadores vão para a Europa. Fato. = DINHEIRO

  17. Samir

    05. Jul, 2010

    Leonardo foi contatado segundo a ESPN, e mano tb foi procurado segundo a GLOBO. confiar em quem ?

  18. Marcio

    05. Jul, 2010

    vi agora o ricardo teixeira. não deu pra imaginar quem será.

  19. Marcio

    05. Jul, 2010

    sim. mas garante que a qualidade do francês é superior ao brasileirão.

  20. Samir

    05. Jul, 2010

    Qualidade eh discutivel, o frances acho que nao. mas o ingles, espanhol, italiano, alemao, como um todo tem mais qualidade que o brasileirao mas gracas aos jogadores estrangeiros. O brasileiro eh o mais disputado do mundo pois sempre 11 times brigam pelo titulo no começo do campeonato. Nao eh a mesmice do ingles ou do italiano etc.

  21. edson nunes jr

    05. Jul, 2010

    não sou nem um pouco clubista. detesto clubismo. o mano é fraco porque é fraco. pode ser treinador do avaí que vou continuar achando ele fraco. treinador de time que gasta mais do que ganha e monta “supertimes” é fácil. vai fazer um clube sem grana, sem estrelas, ganhar dinheiro, títulos e ainda construir um estádio do caramba e tudo isso formando jogador em casa.
    comparar campeonatos é tarefa bem complexa, mas a ‘dificuldade’ do brasileiro tem a ver com a mesma nivelação dos clubes e não com a qualidade dos mesmos. ainda assim, o são paulo foi tricampeão consecutivo e sem fazer muita força… a disputa dos pontos corridos no brasil, samir, só ficou ‘emocionante’ mesmo no último ano, porque antes na metade já se sabia o campeão.
    vc citou tb um monte de jogadores bons, mas nenhum craque ainda. o ganso e o neymar (esse menos do que o primeiro) são os únicos que ainda podem ser considerados fora de série e daqui a pouco vão embora, empobrecendo ainda mais o nível do brasileirão. os outros citados estão ne mesmo nível de vários jogadores badalados e não badalados da europa.
    tenho dito

  22. edson nunes jr

    05. Jul, 2010

    tomara que o ricardo teixeira leia o blog dos manos e contrate o wenger!!!

  23. edson nunes jr

    05. Jul, 2010

    só completando, quantos jogadores qualquer um dos técnicos que citei reveleram nos clubes em que passaram. e revelar significa ir nas categorias de base e trazer o moleque novo e moldá-lo. lembro somente do luxemburgo fazendo isso com aquele time do santos no início da década.

  24. edson nunes jr

    05. Jul, 2010

    qual é o legado do mano no corinthians? o dentinho já jogava, o boquita já jogava (aliás o mano já o colocou na reserva), o garoto lulinha, uma promessa, teve poucas chances e raramente atuou.
    ele vai deixar, se sair, um time envelhecido, todo contratado, e nada das bases.
    como o sr ricardo teixeira disse, quer um cara que saiba trabalhar com jovens e que “crie” esses jovens…
    finalizando, pressão por pressão, qualquer time, incluindo o flamengo, é escola pra pressão. assim sendo, o jole santana, o andrade, o murici, etc, todos esses são escolados em aguentar pressão!

  25. Kley

    05. Jul, 2010

    Esse negocio de trazer jogador de base e molda-lo é pointless. Seleção não é clube e clube não é seleção. Eu diria que dirigir uma seleção é muito diferente do que ser tecnico de clube. A galera ta viajando neste assunto. Tem tecnico que pode ser meia boca num clube mais bom dirigindo uma seleção e vice versa.

  26. Samir

    06. Jul, 2010

    O Treinador de seleçao nao precisa revelar nenhum jogaodr, quem revela sao os clubes, o treinador da seleçao vai por o jogador em pratica. Criar jovens quem faz eh o clube, o treinador da seleçao vai precisar adaptar o jogador a jogar na seleçao e tirar o melhor do jogador em prol da seleçao. Se fosse assim vamo pegar o treinador sub 21 do corinthians, flamengo, etc e colocar na seleçao. O Mano chegou quando o dentinho foi rebaixado com o corinthians na serie B e fez o dentinho jogar em diferente posiçao e se tornou artilheiro do corinthians em varios campeonatos..

  27. edson nunes jr

    06. Jul, 2010

    kley, seu comentário é non-sense.
    apesar de que ser técnico de clube é uma coisa e de seleção é outra, são exceções os que pularam a parte dos clubes e se deram realmente bem…
    meia-boca no clube significa técnico de alguma coisa antes de assumir a seleção…

  28. Alexandre Spissoto

    06. Jul, 2010

    parei de ler quando você chamou o Diego Souza de craque

  29. edson nunes jr

    06. Jul, 2010

    torcedor é isso aí… o mano é o melhor técnico e o dentinho é o artilheiro que o brasil precisa.
    o cara que começa na base, com certeza terá mais experiência e visão holística do futebol. diferente de um mané que começa direto em uma seleção!!

  30. Samir

    06. Jul, 2010

    eu falei do dentinho porque voce falou do dentinho, nao vem por palavras na minha boca

    Que que voce ta falando ? ninguem aqui ta falando pro cara ir do juniores pra seleçao, oq eu to falando eh que quem proporciona a experiencia e visao no futebol eh o clube que tenta deixar o mais pronto possivel para a seleçao

  31. edson nunes jr

    12. Jul, 2010

    o felipão aparece como a bola da vez… todo enrolado com o palmeiras, não disse que vai nem que não vai assumir a seleção.
    apesar do técnico da seleção não precisar ser “descobridor” de talentos, precisa pelo menos observá-los. vários exemplos da copa se encaixam: müller titular na alemanha e pedro titular na final pela espanha são dois exemplos claros.
    os dois ‘surgiram’ em seus clubes, fizeram boas temporadas, brilharam em determinados momentos e, apesar de pouca experiência internacional com a seleção principal (ambos só tinham jogado pelas seleções de base até o início desse ano), fizeram ótimo papel e o müller terminou como artilheiro e revelação – o que foi quase uma injustiça, já que além de ter feito 5 gols e dado 4 assistências, foi fundamental para a alemanha… merecia ser o melhor da copa.
    continuo achando que o brasil deveria engulir o orgulho, admitir que não tem técnicos excelentes (somente bons) e contratar o wenger!

  32. edson nunes jr

    26. Jul, 2010

    mano menezes, a terceira opção assumiu a seleção… triste. contratar um cara que ganhou, no máximo, a copa do brasil. e com um time recheado de velhacos. pelo menos não convocou o dentinho…
    apesar disso, a convocação foi mediana: muitas novidades e ousadia (david luiz; rafael; henrique; andré), alguns absurdos (jucilei!!!!!!!; jefferson!!!!!!!!!). não entendi a não convocação de alguns (pré-temporada?), como júlio césar e maicon. mas o pior foi ver alguns erros repetidos: somente dois jogadores para armar a seleção: ganso e carlos eduardo…

Leave a Reply